segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

o que perder tem feito comigo...

Já não ando mais apressada, pelas grandes vias.
Tenho estado nas vicinais, muito mais vazias, muito mais serenas. As estradas de terra e sua ancestralidade criam irreproduzível intimidade em mim.
Sou essa terra, sou essa calma.

Acho então que só agora começo aprender um pouco a vida.
Talvez pelo tanto de vezes que me lancei ao novo, ao outro, ao éter, sempre em busca de um prazer que não vinha. Talvez pelo ar que muitas vezes me faltou e ninguém viu, talvez por um cansaço precoce...

Parece loucura, mas o suprassumo tem sido aprender a perder. Perco a pressa. Perco as certezas. Perco a imensa coleção de pensamentos endurecidos que acumulei em mim.
Perco a ansiedade e as reações exageradas, o medo paralisante e o interesse por pessoas que estão, mas não estão. Esvazio a cabeça caminhando, e já não me preocupo em agradar a toda gente. 
Perco até mesmo a mim,
e só ganho com isso.

A esta altura, já não tenho a ilusão da eternidade, e assinaria embaixo a deliciosa frase dita por Gilberto Gil em seu aniversário de 70 anos :
- Me dou cada vez menos importância !

6 comentários:

  1. Pois é menina. Acho que de certa forma sempre fui assim e fui tachada de desligada, nem ai, omissa e mal-amada.Hoje mais centrada em mim mesma, e para isso tive a ajuda de alguém que só tenho a agradecer, peguei meu ego e guardei na gaveta. Sou mais do mundo e gosto disso. Desejo um ótimo natal procê.

    ResponderExcluir
  2. Lindo isso.... viver sem mentiras, viver de verdade.
    Porque ' viver ' é uma coisa que não dá pra deixar pra depois !

    ResponderExcluir
  3. entendo!...mas...
    eu, encontro-me todos os dias e sinto-me bem nesse encontrar...e dou cada vez mais importância a esse encontrar.
    beijinhos e bom natal

    ResponderExcluir
  4. Gracias por una forma más de mostrar tu vida y tus formas que amo y admiro..Felicidad hoy y siempre. Estás en mi árbol, porque hace tiempo entraste desde su raíz. Abrazo desde el alma...

    ResponderExcluir
  5. Texto intenso e poético. Fala de uma realidade que pouco a pouco também estou conhecendo e aprendendo. Acho que isso é maturidade. É bom! Dói as vezes, mas é bom! Desejo um Natal de muita paz, amor e harmonia pra você. Foi muito bom esse ano conhecer você e seu blog. Bjs

    ResponderExcluir
  6. A única coisa que posso te dizer depois destas palavras que me vestiram a minha pele. É que seja feliz sempre e a cada momento.
    bjs

    ResponderExcluir