quinta-feira, 8 de maio de 2014

pelo êxito...

Se existia a possibilidade do fracasso, existia também a do êxito. Era o que latejava entre a lona e o chão daquele picadeiro. Havia um saber antigo ali, uma soma de metáforas coloridas e de projeções profundas. Aquela casa de espetáculos circular era um espaço afetivo, não restava dúvida.

O trapezista solto no ar, entre as duas barras, tinha coragem de abandonar o lugar seguro e mergulhar no abismo do desconhecido, mas só o que eu via era o futuro, que, embora estivesse logo ali, nunca estava pronto...

O palhaço, que errava onde não esperávamos, e acertava, igualmente onde não esperávamos, traduzia em alegria as melancolias e os enganos de todos nós. Rindo, denunciava a ordem vigente. Me fez lembrar de Nietzsche, que dizia que o estado de genialidade do homem era aquele em que ele podia, simultaneamente, amar uma coisa e rir-se dela.

Naquele circo era a proeza que delimitava o encantamento. Era justamente a incerteza que fazia o êxito do espetáculo, a permanente construção do sonho de sermos mais e melhores. Acolhi em mim cada pequeno gesto, e minha capacidade de escolha nunca se fez tão clara.
Existiria sim, sempre, a possibilidade do fracasso, mas era pelo êxito que nos movíamos.
Pelo êxito.

Solange Maia

4 comentários:

  1. Ah Solange .... só você para contar estórias de maneira tão linda . Tudo acontece por alguma razão , então quem sabe né , lá no final , descobriremos esta razão . Beijos do teu eterno fã .

    ResponderExcluir
  2. Imprevisível é o que move. Eu estava com saudades dessa imprevisibilidade.

    ResponderExcluir
  3. Gracias Solange por una nueva mirada de lo simple de manera simple. Es otro de los motivos que me generan enorme respeto humano e intelectual hacia Vos. Esa mezcla increible de sensibilidad y lectura de hechos y personas que hace que la lectura rápidamente me atrape y la viva como propia. El circo es ese misterio heterogéneo de personajes con habilidades solo para elegidos que nos mueve y conmueve. Soy fan del circo y teatro dos expresiones que se llevan mucho de mi almanaque cada año.Por todo eso ( y mucho más, claro ) adoro esa mujer intensa que vive en Vos. Te abrazo.

    ResponderExcluir
  4. Lindo, lindo, lindo. Muito sua fã. Bj
    Sandra Paiva

    ResponderExcluir