sexta-feira, 11 de julho de 2014

para ele, o mesmo mantra de sempre...

Ele não vai embora. Tampouco fica.
Anda cheio de ressentimentos e faz um esforço danado para entender onde foi que as coisas pararam de acontecer.
E, de tanto tentar entender, tem vivido virado para trás. Investe seu tempo juntando cacos e fazendo colagens com os pedaços dessa história que já acabou.
A tristeza tem dessas coisas... faz acreditar em mentiras bonitas, promessas que nem sempre foram feitas, e nos põe agarrados a qualquer noticia que alimente nossa esperança. Tudo tão pouco, tudo tão quase nada.
A tristeza é honesta, você diria, e eu sei. É fratura exposta.
O perigo é acostumar-se com ela.

Mas o fato é que você nunca está aqui. Não no agora.
Ergue o cálice, mas não faz o brinde.
Oras...

Penso em Sérgio Godinho, que disse com razão, que a vida é feita de pequenos nadas. 
Chego perto do seu ouvido e sussurro o mesmo mantra de sempre :
- Chega de choramingos ! Perfume-se com um novo cheiro, mergulhe nu, faça uma batida de fruta do mato, fotografe paisagens, deixe a barba crescer, acredite quando ouvir um elogio, caminhe descalço, compre discos novos, beije como se tivesse 20 anos, compre uma cueca nova, e linda, veja um filme bom, escreva um poema num guardanapo, descanse numa rede, dance pela casa, coma risoto de limão siciliano, faça uma tatuagem...
Cometa pequenos nadas!
Afinal, posso jurar que foi pra isso que Deus criou o Universo !

Solange Maia

7 comentários:

  1. Uau!... Sem palavras...
    Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, que bonito.
    A vida foi feita do nada, e até hoje são esses pequenos nadas que se tornam tudo. Mesmo não sendo pra mim, vou seguir teus conselhos Solange. Porque tem verdade, eu preciso ser mais eu e deixar de ser esse modelo de pessoa politicamente sociável. Como você disse, o mundo foi feito pra gente experimentar de tudo, e o que for saudável e leve, eu topo.
    Boa tarde, bjos.

    ResponderExcluir
  3. Ando tão à flor da pele que qualquer beijo de novela me faz chorar.
    ja dizia meu caro baleiro.
    Apenas uma citação pra expressar o quão seu texto fez isso comigo. Ta decidido vou deixar a barba crescer, fotografar novamente e finalmente fazer uma tatuagem.
    Abraços do Amigo.

    ResponderExcluir
  4. Tenho lido seu mantra todos os dias , o que posso dizer de mim , é que começo a acreditar nos elogios que recebo , perto da minha horta , do meu pomar , das construções , das conversas com pedreiros e gente simples , vou cometendo meus pequenos nadas , e de tanto acreditar que eu não era nada , hoje , comendo uma mixirica do pé que plantei , percebo que o nada , não era eu , e quem sabe , até faça uma tatuagem ...

    ResponderExcluir
  5. Dançando pela casa e até pensando em fazer uma tatuagem ...

    ResponderExcluir
  6. Chega de mentiras bonitas , bora fazer uma tatuagem e dançar pela sala . ...

    ResponderExcluir