segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

história ou estória ? ...para meu leitor anônimo

E que fique muito mal explicado.
Não faço força para ser entendido.
Quem faz sentido é soldado...
Mario Quintana

Minha última postagem me ofereceu uma rara oportunidade. A de confessar, como diz meu namorado, que sou muito melhor fotógrafa do que escritora.
Não dou às palavras uma forma manejável, não as limpo. Não estou atrás de prêmios literários.
Escrevo o que sinto, a respeito do que quero. Não sou presa a regras, tendências ou métricas. Sou em primeira pessoa, em segunda, me escondo, sou tantas. Sou metáforas, prosa, poesia, versos, contos e cantos. Sou verdade, e sou mentira.
Escrever me faz sorrir.

Que importância então, poderia ter, saber se o que escrevo são histórias ou estórias ?
Agarro-me humildemente à definição de que a palavra estória não tem respaldo etimológico algum, anda em desuso, e gosto da idéia de que estamos na era da abrangência. Nada deveria ser absoluto, fechado em quadrados, endurecido ou cerceado. Então, sinto muito, mas toda estória é uma história.

Perdoe-me querido leitor, se tem achado que apresento tanta coisa desconexa ou sem sentido. Sinto muito por deixá-lo tão confuso, sem saber se escrevo meus reais sentimentos, aqueles que vêm de dentro, ou se é tudo material literário.
Só o que posso dizer é que é tudo sentimento, então tudo vem de dentro. Este é o material do qual sou feita.
É que, para mim, escrever trata de realidade, mesmo na ficção.
E a verdade, tão absolutamente relativa, deve ser medida por quem a escreve, e também por quem a lê... como naquele dito popular que nos lembra que existem sempre três verdades : a minha, a sua, e a verdadeira.
Não quero eleger nenhuma.
Prefiro continuar livre.

Então, caro leitor, se te incomodo tanto, lamento.
Lamento ainda mais porque diz que não me reconhece.
É que estou amando.
Nem mesmo eu me reconheço mais.

Tenho investido meu tempo em viver.
Perdoe-me mais uma vez, já confessei : sou melhor fotógrafa.
E escrever tem sido isso. 
Só fotografar.
Solange Maia

8 comentários:

  1. Solange querida, continue a fotografar. Passo por aqui sempre na esperança de me deliciar com seus instantâneos que colhe da vida. Do seu talento em garimpar imagens, momentos, situações e congelar através de suas lentes pessoais e transformá-las em histórias. Esse pobre leitor não alcançou você. Que pena para ele! E que bom para nós que você está amando! Isso nos torna mais especiais do que já somos normalmente. Ame, se esparrame, exagere-se porque no amor tudo vale a pena. Já dizia aquele poeta. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Você é ótima.
    Se supera sempre e tem resposta para quase tudo.
    Gosto disso nas pessoas. É apaixonante descobrir que eu terei respostas (algumas) para minhas perguntas...E Quintana tem razão, eu é que sou muito tola.

    ResponderExcluir
  3. Querida Sol, para quienes disfrutamos de todo lo que transmiten tus palabras, para quienes leyéndolas a través de días y meses hemos descubierto la grandeza de tu alma y corazón; te pedimos que no te detengas en aquellos que no pueden entender lo que no son capaces de generar...
    El ególatra se enamora de si mismo pero no se corresponde...
    Un abrazo y lo mejor en tu Vida !!

    ResponderExcluir
  4. Ah ...Se você pudesse de verdade fotografar o que sente os outros corações...Talvez entendesse que existe sim estória e história.

    ResponderExcluir
  5. Me lembrou Manoel de Barros se (des)explicando. É bom!

    ResponderExcluir
  6. Quando escrevemos com amor o que e o quanto queremos.. vem de dentro. Isso que importa. Se gostam ou não, não cabe a nós. A essência é nossa.

    ResponderExcluir