sexta-feira, 22 de maio de 2009

Funciono assim...

Engraçado como o meu coração funciona...
Desenvolvi a capacidade de trabalhar com uma espécie de memória seletiva.
Aprendi, talvez por força das circunstâncias, que não foram poucas, a me lembrar principalmente das coisas boas.
Não quero o resto.

Não que eu desconsidere o que já passou.
Sei que a vida é o feed-back de nossas escolhas...
Mas nada é de todo ruim.
É só saber crescer.

E tenho tentado ter o discernimento de escolher “viver bem” apesar de.
E sei que para isso é necessário que se enterneça o coração.
E, que a gente se perdoe.

Mesmo assim sou exatamente quem era há anos atrás...
Autêntica. Com a mesma alma.
Uma alma não se modifica.
É.

28 comentários:

  1. Gostei do que falou... minha alma está intacta... minha percepção de vida é que mudou, como vc seleciono o que me fortalece mantenho, o que me enfraquece, descarto.

    Na maioria das vezes sou bem sucedida nessa seleção.

    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho muito legal e também sou autêntica.Se tenho que dizer que não gosto, digo na lata...e por aí vai... Ando com problemas pra acessar alguns odos blogs amigos , não sei o que há! Hoje deu o teu!beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Talvez pela alma não se modificar, nunca vou aprender a arte de amar sem sofrer.
    É sina, é carma...
    A alma já anda cansada.... o coração já era...

    Bjsss
    Sempre gosto de vir aqui

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto! Lindo.
    Muito madura e coerente a constatação de que "a vida é o feed-back de nossas escolhas". E nunca é tarde para rever tais escolhas, se estivermos fazendo "errado"... Disso depende a história das nossas almas...
    Paz! :)

    ResponderExcluir
  5. Então eu tenho a mesma alma, só que enxergo diferente, jamais teria pensado nisso.

    ResponderExcluir
  6. mto lindo!

    vc escreve mto bem!!!

    estou te seguindo ok?!

    bjinhos*~

    ResponderExcluir
  7. sabemos bem quem somos.
    tenho certeza que vc é alguém muito especial.
    semana.

    bjosss...

    ResponderExcluir
  8. Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles.

    A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade. E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências...

    A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida. Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar.

    Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos. Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure. E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.

    Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado. Se todos eles morrerem, eu desabo! Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles. E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.

    Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles. Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer...

    Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos!

    Autor: Paulo Santana

    Um lindo final de semana!
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Que lindo. Como vc escreve deliciosamente bem... adoro passar por aqui... me faz bem! beijo.

    ResponderExcluir
  10. Olá Solange,puxa vida, seu blog é praticamente um livro. Daqueles que a gente começa lendo um capítulo e já está no outro, e no outro...Ai chega uma hora que vc precisa parar porque já tá na hora de dormir. Gosto de tudo que escreve, me toca de alguma forma. E essa troca é muito boa!

    ResponderExcluir
  11. A Amizade é...
    O mais nobre dos sentimentos,
    Cresce à sombra do desinteresse,
    Nutre-se brindando-se e floresce
    a cada dia com a compreensão.

    Seu lugar está junto ao amor
    Porque ela é também amor.
    Somente os honestos podem
    ter amigos, porque à amizade,
    o mais leve dos cálculos a fere.

    Como é um bem reservado aos
    eleitos, é o sentimento mais
    incompreendido e o pior interpretado.
    Não admite sombras nem fingimentos,
    rusticidade nem renúncias.

    Exige no entanto sacrifício e coragem,
    compreensão e verdade,
    VERDADE! acima de todas as coisas.

    Com as pequenas coisas
    do dia a dia
    cresce nossa amizade.
    Desejo que sempre seja assim.

    (Desconhecido)


    Te desejo um final de semana com muitos amigos,amor e paz
    Abraços do amigo Eduardo Poisl

    ResponderExcluir
  12. Poxa...
    ainda seletiva, sofremos, não?Lindo...
    Bjo de bm f-d-s!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Solange continue assim com suas convicções e valores e so se permita mudar ou melhorar se vc perceber que algo em vc esta te prejudicando, qto a alma acredito que ela não se modifica ela se engrandece.
    Bj!

    ResponderExcluir
  14. A vida nos ensina coisas diáriamente, contudo, nossa alma deve sempre está intacta, permanecendo sempre nossa identidade. Bjus.

    http://contesta-acao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. A alma não se modifica nunca, em essência somos os mesmo, mas aprendemos (ainda bem né!) com nossos erros e acertos.

    Devemos sempre guardar apenas as coisas boas e que nos trazem bons pensamentos, pois é isso que nos faz crescer!

    Bjaum

    ResponderExcluir
  16. Solange, amei o seu blog!!! QUE LINDO!!! e o post anterior , Deus!!! Que lindo!! É ótimo quando um texto me toca a alma, que não muda, como vc disse...ainda bem, porque carrego uma alma de poeta que ainda vê beleza nos eucaliptos!!
    Bom, quanto ao meu blog Adoro Palavriar, estou um pouco parada mesma. Não sei qual palavra escolher... mas vou voltar, prometo!

    ResponderExcluir
  17. Ver o tempo passar , a pele mudar. E saber que a gente sempre será o mesmo, a mesma alma, desde que não corrompida com o que a vida nos apresenta. Os olhos, esses sim não envelhecem , eles são a criança perdida dentro de nós, e são com estes olhos e olhares que podemos mudar o mundo, ou simplesmente nós mesmos.

    ResponderExcluir
  18. No fim, o que levamos da vida é o que temos no coração, quem dera que todos nós tivessemos o dom de perdoar e escolher boas lembranças para habitar o nosso coração...

    E parabéns pelo o que você é, principalmente, o motivo por continuar assim.

    Fique com Deus, menina Solange Maia.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  19. Não tenho memória seletiva, mas sou muito autêntica.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  20. Saborear os bons acontecimentos e retroalimentá-los em nossas memórias...descartar os maus momentos, após retirar deles os substratos de lições se existirem. Penso que isso é brincar de viver, discernindo e escolhendo..Totalmente sem culpa. Só respondendo as escolhas....

    Bon final de semana Solange!!

    Hod

    ResponderExcluir
  21. Oi Linda, desculpa tanta demora, minha vida está viradinha, bem amei seu post... realmente uma alma não se modifica, ela evolui. Memória!!!! Eu tenho um sério problema com esta palavra, recordo coisas de quando pequena e isso faz muito tempo, datas, momentos, lugares, tempos, as vezes acalmam o coração com lembranças boas, as vezes faz com que o nosso coração chore de dor, muita dor, ainda preciso aprender a escolher as minhas prioridades de vida e aprender a me preocupar mais comigo mesma, sinto que não tenho vida SOL e isso tá sendo triste. Obrigada pelo lindo post que nos faz pensar em muitas coisas...

    Beijos *SOL* E Um Otimo Final De Semana!!! Fique Com Papai Do Céu...

    ResponderExcluir
  22. Olá minha querida...!!
    Obrigada pela visita. Sim, em seu caso, a turminha era grande mesmo...rs Que trabalhão!!

    Solange, um dia desses mesmo eu estava refletindo que, apesar dos anos vividos, nada mudou. As pessoas continuam mostrando o que são como sempre foram..., contudo, cada uma de nós, apenas aprendemos a lidar com cada maneira de ser que nos atinge, seja de maneira bem vinda ou não. O que antes era difícil para mim, tornou-se sem importância, insignificante ou indiferente, por suas razões. E o que poderia ser importante ou considerável, hoje, nem sempre continua com o seu mesmo valor, prá mim. Mudamos as nossas atitudes e os nossos conceitos são reavaliados constantemente, contudo, os nossos temperamentos ou modo de sobrevivência (=como enxergamos e valorizamos a vida), dificilmente mudam, apesar de poderem melhorar. Como você mesmo disse, "A alma não se modifica".

    Gosto muito do que escreve e, em muito me identifico, dessa vez, coincidiu exatamente com minhas atuais reflexões. É interessante tomarmos conhecimento daquilo que nos é igual ou semelhante, no momento em que estamos questionando. Dá uma sensação de pertencer maior, nessa caminhada pela vida.

    Beijos grandes e uma semana bem prazerosa prá você,
    Ana Lúcia.

    ResponderExcluir
  23. Você se expressa bem demais!
    Queria ser assim, guardar só o que foi bom, ter toda essa facilidade pra perdoar..
    E mesmo depois de todas as provações continuar a mesma..
    é , uma alma..não muda nunca!
    Beeijooooo

    ResponderExcluir
  24. Querida Solange,
    vc não pode imaginar como me emocionei com suas palavras! Visitei seu "Eucalíptos" e já me tornei sua fã! Cheguei e te conheci há pouco, mas não fico sem passar aqui, virou pto obrigatório,sabe como é?, e estou lendo seu Blog devagar, curtindo, te conhecendo e me identificando muito com suas idéias.
    Bj e excelente domingão!!!!!

    ResponderExcluir
  25. Eu acrescentaria: que não se modifica, mas que evolui. Acho que lendo a Lispector, e ouvindo boa música, a gente faz uma viagem interna proveitosa. Concordo com teus pontos de vista, e utilizo isso na minha vida também. Sucesso pra ti. Um expresso, duplo, e bom domingo. Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Sei que a vida é o feed-back de nossas escolhas foi demaaaais! *-*
    Baci.

    ResponderExcluir
  27. "Por mais longe que o homem vá,jamais fugirá de sí"

    ResponderExcluir
  28. concordo em gênero numero e grau...
    uma escolha implica numa renúncia
    que escolhemos lembrar das coisas boas e olhemos para o futuro renunciando o que ficou de ruim.
    e que o resultado seja a coragem de reconhecer os erros, nos perdoamos e seguirmos em frente!
    forte abraço.

    ResponderExcluir