domingo, 29 de janeiro de 2012

sou de barro...

Não ache que você consegue me entender com meia hora de prosa.
Sou tal qual moringa d’água.
Simples à primeira vista, como uma boa cerâmica, mas quem me vê assim, só querendo matar a sede, só de passagem, não faz idéia da trajetória do meu barro, nem das tantas vezes que desejei mudar o meu destino.
Sou a contra-história, o anti-herói, estou além da superfície. Sou as mãos que me moldaram, as infindas voltas no torno em busca da forma ideal, a descoberta de que não existe forma ideal, sou os fragmentos indesejáveis que foram ficando pelo caminho, os que ainda carrego comigo, sou o que seca devagar, no tempo, o que desidrata, encolhe, retrai, sou o que finalmente amadurece, o menos quebrável, menos frágil. Sou a antítese, o que estatela, o que fragmenta, o contrário, o que acolhe, o que reserva...
Sou o som seco, o estampido, a percussão. Sou a música do Uirapuru, sou a orquestra de barro.
Sou exposta ao tempo, sou o ar que contenho, a água que conservo, o fogo que me endurece, a terra de onde vim...

Não ache que olhos que só têm sede vão me ganhar.
Sou de quem me decifra.
E não sou uma só.
Sou tantas...
.

21 comentários:

  1. somos o que somos..
    uma ou muitas..
    sempre..
    beijos perfumados..

    ResponderExcluir
  2. Muito bem, Solange, gostei.

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  3. se vc é de barro, vc não é tantas assim...ou é...mais do mesmo. Continua frágil, porem resistente ao risco, caso te coloquem em altas temperaturas. Vc se deforma se passar do ponto...mas acho que vc tem equilibrio suficiente pra não deixar isso acontecer.
    Se engana também achando que pode ser de quem te decifra. Se nem vc se decifra...como pode esperar que alguém o faça?
    Olhos que tem sede combinam bem com moringa de barro...engano seu em pensar que não.

    ResponderExcluir
  4. É lindo compreender e decifrar os outros!
    Mas talvez devamos começar por nós próprios...

    (Que escrita mais linda...!)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Você é admirável! Eu já sabia disso. A postagem é digna de aplausos. Bj

    ResponderExcluir
  6. quanto mais eu te conheço , mais linda vc fica . beijos gatona

    ResponderExcluir
  7. Poetisa

    Fiz uma viagem nesta construção de si mesma... e não tem como decifrá-la.
    ---- és maior que a própria alma.---

    abraços

    ResponderExcluir
  8. E dessas tantas, cada uma com a singularidade que nos encanta...Beijos querida Solange, linda semana pra você.

    ResponderExcluir
  9. Acho que seres humanos de verdade são assim... um livro!

    Daniel

    ResponderExcluir
  10. Oi Solange,
    admirável esse teu texto, gostei imenso, meus parabéns!!!

    Bj

    ResponderExcluir
  11. Pobre mesmo de quem vê o vaso torto e sabe da história da cerâmica... Teu canto de poesias prosaicas tão brasileiras me foi profundamente aprazível... Meu abraço!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Me sinto honrada em ler este texto,achei maravilhoso.Com certeza voltarei aqui muitas vezes.
    Grande abraço
    se cuida

    ResponderExcluir
  13. Cada de um de nós é o que deve ser. O importante é saber compreender as pessoas. Adorei a postagem. Bjs.

    ResponderExcluir
  14. nossa,tive uma grata surpresa ao descobrir hj no blog(q eu acompanho há algum tempo e adoro)que eu moro na cidade do interior,Guarapuava!!!!q vc morou,como diz vc,onde td começou...mto legal,uma adorável coinscidência.Bjus*
    ***San**
    diretamente de Guarapuava,Pr.

    ResponderExcluir
  15. Sol... é sempre uma delicia ler vc!...


    Beijos!
    AL

    ResponderExcluir
  16. Em busca da força, tornei-me rocha.

    Te abraço com carinho,
    esplendorosa.

    ResponderExcluir
  17. Sou feita de barro, Assim eu sempre me modifico.

    ResponderExcluir
  18. Acho que somos feitas do mesmo barro. Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  19. Solange,
    Nao tenho palavras para este post!!
    é uma poesia daqueles poetas que conhece o verso e reverso da alma.

    Me identiquei com esta poesia, com este post, e com certeza mts se identificarao, porque isso é leitura de singularidade, fala da alma, fala do ser na sua condiçao de existente e de individuo..

    Merece ser lido, relido...ah Solange, obrigada por este post, por esta sabedoria que compartilha conosco.

    Beijos

    Nana

    ResponderExcluir