quinta-feira, 8 de março de 2012

dessas alquimias...

Como muitos brasileiros, tenho em mim a mistura dos povos. Avó italiana, avô libanês. Do outro lado, um pouco mais distante, portugueses. Deles herdei o hábito de me relacionar com a família à mesa. Muitas vezes foi na cozinha que atualizamos nossos afetos.

E não consigo partir do cheiro de lenha queimando e dos pinhões assando nas tardes de domingo na chácara do meu Avô, nem da Nena contando “causos” enquanto enrolava chineques de creme e côco, ou das fornadas que enchiam o ar de perfume do alecrim que temperava os lombos de Natal. Um pouco mais tarde minhas tias reunidas na imensa mesa oval da cozinha da Vovó, na praia, falando da vida enquanto faziam decorações na massa das tortas de camarão. Os mariscos lavados no tanque, o leite fervendo por horas até que surgissem os primeiros grumos da ambrosia, mamãe fazendo quirera de milho, papai arriscando um penne ao funghi secchi... e a gente em volta, a gente sempre em volta...

E ali, entre receitas e prosas, a vida era lindamente reinventada. Uma pitada de sal e nasciam soluções mágicas para as mesmas velhas questões.
Porque a vida não deixa de ser assim, essa alquimia que não se faz sozinha.

Ainda hoje, quando preciso definir felicidade, digo sempre que explicar eu não sei, mas que ela tem cheiro de bolo de fubá, e de café tirado na hora, ah... isso tem !
.

6 comentários:

  1. Perdão querida amiga, mas volto amanhã para ler e comentar seu texto.

    No entanto hoje, é direto com você, sem textos para servir de pretextos.

    Mulher Solange, mãe da Bebela, amiga generosa, escritora competente, rosto suave e encantador,gestos largos no relacionamento fino e educado,a prova maior de que a emancipação da mulher não deveria gerar mulheres que imitem os homens e sem identidade cultural própria, feminina.

    Lembro sempre de você ao comentar com meus alunos , na universidade, estas questões da Nova Mulher que emergiu, depois de anos de submissão ao machismo, indesejável.

    E você , marca com a sua imagem de mulher dos tempos modernos, sem ser uma versão masculina dos outros tempos, o que aliás era a maior crítica das mulheres de tempos pretéritos.

    Ser mulher, sem imitar o homem, ser mulher sem lhes copiar os defeitos, ser mulher com identidade cultural feminina própria.

    Este é o meu conceito ,e o meu conceito tem um nome: Solange Maia.

    No seu dia, minha lembrança, meu afago e meu respeito.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  2. Minha querida

    Desejo que todos os teus dias...se vistam de amanhecer
    Que a tua alma seja inundada de paz...amor e esperança
    Que a felicidade encha de alegria o caminho a percorrer
    Sorri sempre à vida...e nunca te esqueças de ser criança

    Feliz dia da Mulher
    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  3. Engraçado que sempre achei que a felicidade esta nas pequenas coisas, das quais pouca gente da valor. Um café com bolo fresquinho e todos sentados à mesa rindo, falando bobagens, contando causos... Isso é uma das imagens de felicidade que tenho.

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Critica <--

    ResponderExcluir
  4. Nascemos com os cheiros que nos acompanham a vida toda!
    São eles que nos dizem para onde ir, para onde estão as nossas raízes... e são sobretudo eles que nos fazem sorrir!
    Beijinhos... por seres assim!

    ResponderExcluir
  5. Minha cara: cozinhar anima a alma em conjunto, por isso é tão bom! Desde as conversas soltas na cozinha pela hora do preparo até o degustar da prosa farta à mesa... Felicidade é mesmo isso: compartilhar... Com sabor! Meu abraço cheiroso pra ti (com cheiro do tal bolo de fubá de que gostas tanto)! E apareça!

    ResponderExcluir
  6. cheiros e sabores...por acaso vc era criança neste tempo maravilhoso?

    ns

    ResponderExcluir